Living the INteger way of life
Todos nós, em alguma fase da nossa vida, já passámos pelos, por um lado, tão temidos, e por outro, tão desejados, processos de recrutamento para aquela posição que tanto almejamos e que sabemos que nos fará não ter de trabalhar um dia que seja. Das mais diversas áreas e setores onde os mesmos ocorrem, centremo-nos, agora, na área das TI.
Sabem como tudo começa? Com os primeiros contactos dos Talent Acquisitions, função que, hoje em dia, assumo na Integer! Posteriormente, conduzimos as primeiras conversas com os candidatos (aka entrevistas), onde o principal intuito é conhecê-los e perceber as suas motivações para novas oportunidades. A partir daqui, junto dos nossos Managers, fazemos a magia acontecer e ligamos os nossos candidatos aos projetos dos seus sonhos, passando pelo alinhamento das expectativas salariais e acompanhamento e feedback permanente dos, agora, nossos consultores.
De facto, é uma função com muitas denominações, mas com um objetivo central – encontrar o melhor match entre talento e projetos. Acham que é fácil? Experimentem ser Recruiters durante 1 semana… Verão que conversar com imensas pessoas e fazer as coisas acontecer é o que nos enche o peito de alegria ao fim de cada dia e nos faz terminar a jornada com a sensação de dever cumprido!
No entanto, antes da Integer, o caminho fez-se de aprendizagens, experiências e força de vontade. Diretamente de Camarate, freguesia do concelho de Loures, em Lisboa, para o mundo, licenciei-me em Gestão de Recursos Humanos pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, período no qual, ainda que apanhado pela pandemia, realizei Erasmus na belíssima cidade de Budapeste, na Hungria! Foi apenas um mês e meio, mas foi, também, repleto de valor para mim. Regressado a Lisboa, foi hora de dar o próximo passo. “Qual foi ele?” devem estar vocês a perguntar-se agora. Ingressar no mestrado que tanto desejava, embora numa área completamente diferente – o mestrado em Economia, na mesma instituição, o que justifico com o facto de, para além de ser uma pessoa de pessoas, sempre me ter considerado uma pessoa de números e ter um grande interesse nesta temática. Não obstante, o meu percurso profissional teve o seu início em 2017, sendo que em 2019 surge a primeira oportunidade em Recursos Humanos, como Recruiter. Passado 1 ano, começo outro projeto, desta feita, acumulando a mesma função com a de Sales Development Representative. Ambas foram fora das áreas de TI, porém já há algum tempo que desejava ingressar neste setor. Assim surge a Integer!
Comecei esta aventura há cerca de 9 meses e posso afirmar, com todas as letras, que #MyTeamIsBetterThanYours! Este percurso, ainda curto, na Integer, tem sido pautado por palavras como a entreajuda, o trabalho em equipa e juntos, porque #WeAreDoingITtogether e não é só na hashtag. Na Integer, o ambiente e a cultura organizacional são muito inclusivos e tornam, a par dos nossos colegas, a jornada dos New Joiners mais fácil e mais motivadora! Todos os dias, aprendemos algo novo e sabemos que somos importantes na estrutura e que fazemos a diferença. A flexibilidade, a abertura para errar e aprender com isso e a disponibilidade para ajudar, para responder a dúvidas (ainda que descabidas, por vezes), para acompanhar e perceber apenas se “está a correr tudo bem?” têm feito com que, ao longo do tempo, me sinta muito confortável, em família e totalmente integrado nesta nossa equipa! Desde o início que a confiança no nosso trabalho e a responsabilidade atribuída são-nos passadas com o objetivo de nos desenvolvermos progressivamente. E posso garantir que esse é um dos pilares da Integer: Desenvolver as nossas pessoas!
Na Integer, um dos nossos objetivos é, sem dúvida, criar e promover uma relação de proximidade e de longo prazo com todos aqueles que trabalham connosco e, por isso, quem é INteger pode sempre contar com o fomento e manutenção do grande espírito de equipa existente, que é uma característica tão patente e valiosa que nos envolve diariamente. De facto, nesta altura atípica e ainda de muitas incertezas, à qual nos estamos todos a tentar habituar, nomeadamente no que a recrutamento diz respeito, as entrevistas online podem converter-se em momentos impessoais e distantes, onde incorremos na possibilidade de não se criar uma conexão. Pois digo-vos que, aqui na Integer, tentamos transformar estes momentos em conversas – conversas que coloquem os candidatos à vontade. No meu caso, por exemplo, todo o meu processo de recrutamento foi desenrolado remotamente, com um acompanhamento constante por parte da equipa de People & Talent e com a qual tinha toda a abertura para colocar as questões, preocupações e inseguranças que poderiam surgir. Sabem que mais? Fizeram-me sentir em casa, mesmo antes de iniciar funções! Esta é a realidade da Integer, em todos os processos! Por isso, se estás a ponderar mudar de projeto, esta é a tua oportunidade de participar num processo 100% transparente, com feedback contínuo e disponibilidade constante dos Recruiters e dos Managers!
Agora pergunto-vos: Sabem o que é ser um INteger? É saber que, por mais complexo que o desafio seja, teremos sempre a nossa brilhante equipa pronta a ajudar-nos. É saber que todos e cada um dos dias trazem novas oportunidades de desenvolvermos relações e que teremos o apoio necessário para que sejamos bem-sucedidos nessa missão. É saber que, a cada dia, vamos aprender algo novo, e que bom é aprender num ambiente people-driven, que nos incentiva a ser melhor, sempre. É saber que “Confiança” é algo que nos define e que prezamos no dia-a-dia das nossas operações!
A vocês, que ficam reticentes, receosos, apreensivos em procurar uma nova oportunidade que corresponda às vossas expectativas e motivações. A vocês, que ainda não conhecem a Integer. Mas também a vocês, que encaram a mudança como um aspeto positivo e que querem fazer a diferença no mundo das TI: A Integer é o lugar onde os sonhos se transformam em realidade, os medos se transformam em forças e onde as pessoas são, realmente, o ativo mais valioso que podemos ter. Integer significa Integridade, porque só assim sabemos trabalhar – com confiança e ambição!