Entrevista: Anderson Abreu, IT Manager

Neste artigo vais poder conhecer um pouco mais sobre o Anderson, IT Manager e CISO (Chief Information Security Officer) na Integer desde 2018.

?Olá Anderson! Qual a tua naturalidade, onde nasceste?

Sou Brasileiro e nasci na cidade mais fixe do Brasil, Belo Horizonte que fica no estado de Minas Gerais na região Sudeste do Brasil.

?Há quanto tempo te mudaste para Portugal e quais as tuas motivações para esta mudança?

O sonho de viver, morar e trabalhar fora do Brasil sempre esteve comigo desde a minha juventude. Cheguei a ter a oportunidade de realizar um estágio na área da Eletrónica, quando ainda fazia o meu curso técnico em eletrónica de aeronaves nos EUA, mas devido às minhas raízes familiares, naquele momento, não chegou a acontecer.

A oportunidade de vir para Portugal surgiu por indicação de um amigo meu, o Marco Santos, ex-INteger. A partir daí, tive algumas entrevistas (algumas até técnicas) com o nosso CEO e foi em 2019 que fui aceite e decidi vir trabalhar, para a Integer, e viver esse sonho de fazer vida fora do Brasil. Vim eu e minha linda esposa, companheira de todos os momentos! Dei entrada do processo do visto na embaixada de Portugal, no Brasil, e tive sorte, pois, tudo correu super bem para que nós conseguíssemos aterrar em terras lusitanas.

Aterrámos em Lisboa, com o sonho de viver, morar, aprender a cultura e demonstrar muita experiência, seriedade e profissionalismo, com a consciência de que teríamos um período grande de adaptação pela frente.

?E tens alguma expectativa em voltar a fazer vida no Brasil?

Sinceramente, não é algo em que eu ou a minha esposa, pensamos. Para já, o nosso sonho é conseguir a autorização de residência permanente, quiçá a dupla cidadania, viver, morar, trabalhar e reformarmo-nos aqui em Portugal. Sou feliz a viver cá e gosto muito do povo português e do acolhimento que tivemos.

?És formado na área de IT?

Sim, tenho algumas formações: fiz Ciências da Computação e Matemática quando ainda era jovem, mais tarde, atualizei os meus conhecimentos com uma pós-graduação em orientação para objetos.

Fiz 2 anos de faculdade em Educação Física, mas não tive oportunidade de concluir. Sou adepto dos estudos e ainda quero fazer uma graduação e um mestrado em Portugal. Quero mergulhar ainda mais na cultura e tradição portuguesa.

?Atualmente és IT Manager na Integer, mas o teu caminho foi se construindo, certo?

Sim e bem.. para explicar o meu percurso, tenho uma série com três artigos no meu Linkedin que convido a ler: https://www.linkedin.com/pulse/30-anos-3-d%C3%A9cadas-anderson-abreu/

Estar como IT Manger e Chief Information Security Officer – CISO é uma grande honra para mim e farei o possível para fazer o melhor na Integer.

? Na tua opinião, qual é a importância de a Integer ter uma área dedicada ao IT Support?

Para mim, a Integer está tecnologicamente alinhada com a infraestrutura de unidades e tem dado importância e investimento a áreas de meio que servem de suporte para as áreas finais. Com esse investimento na área de IT/Security, a Integer põe-se na vanguarda, juntamente com outras empresas de referência.

Assim a área do IT não é apenas mais um diferencial, mas uma necessidade no processo de gestão empresarial e, ainda, alinhada com estratégias bem definidas e controlo na segurança dos dados.

? O que consideras mais desafiante no teu dia-a-dia e o que mais te entusiasma no teu trabalho/função?

Alguns elementos são desafiantes, talvez o maior de todos é garantir uma infraestrutura segura e fiável que consiga atender todas as necessidades de todas as áreas internas e de nossos clientes. A cibersegurança é de facto um dos temas mais desafiantes.

Além disso, as necessidade do serviço estão cada vez mais exigentes, é necessário uma maior rapidez e qualidade da equipa. Garantir que a Integer consegue ter uma equipa de IT capacitada e com conhecimentos sólidos, é um dos meus objetivos.

?Um momento marcante/engraçado que tenhas vivido na Integer ou em Portugal?

Um momento marcante foi quando chegámos a Lisboa e no dia seguinte quando estávamos no Airbnb foi quando sentimos que o sonho se estava a tornar realidade, sentimos uma avalanche de pensamentos e sentimentos no momento. Outro ponto marcante foi estar a passear num fim de semana e ouvir tantos idiomas diferentes no mesmo passeio.

?Quais os teus sonhos/objetivos sobre ti, que queiras partilhar?

Construir uma casa nossa, aqui em Portugal. Claro que para isso, primeiro vem o sonho de comprar um imóvel, ver terrenos e imaginar o que se pode construir. O sonho passa por: eu, a minha esposa e os nossos filhos, juntos a construirmos a nossa casa.

?Se não tivesses seguido a área das tecnologias, o que farias hoje a nível profissional?

Com certeza seria um professor de Física, Matemática e/ou Judo. Tenho uma paixão e dom para a docência ?

Anderson Abreu
IT Manager & CISO

Últimos Artigos

O poder de pertencer
O poder de pertencer

Importância para a saúde mental e felicidade no trabalho Saúde mental é saúde A OMS define saúde como um...

Gerir as emoções no trabalho
Gerir as emoções no trabalho

Lá diz o ditado que “Quem não se sente, não é filho de boa gente” e eu, que nem...