A entrevista: Ser Programador

O Allan Collier é programador Java desde 2014, faz parte da equipa Integer desde 2018 e atualmente trabalha como Full Stack Developer. Neste dia do programador, convidamo-lo a responder a algumas perguntas sobre o seu percurso profissional, como definiria o que é ser programador e quais as melhores dicas para ser bem-sucedido nesta área.

Conta-nos um pouco do teu dia a dia e de como tem sido a experiência na Integer.

Chamo-me Allan Albino Collier, sou programador Java desde 2014, moro em Lisboa há 3 anos, vim do Brasil a trabalho a convite da Integer e estou na equipa até agora. Tem sido uma experiência deveras gratificante!
Devido a pandemia tenho atualmente um regime de teletrabalho. A minha equipa é composta por 4 pessoas e geralmente as minhas atividades concentram-se em reuniões para definição de negócio, análise, desenvolvimento e testes. Apesar da Integer ser uma empresa de consultoria, sempre está presente e preocupada com o meu desenvolvimento, tanto no projeto, quanto a nível pessoal e técnico.

Como explicarias aos teus avós qual é a tua profissão? Como definirias o que é ser um programador?

Diria que trabalho no desenvolvimento de soluções tecnológicas, através de sistemas informáticos, que estão presentes no cotidiano da população, desde um organismo privado a uma entidade pública. Dessa forma como programador informático, o meu trabalho em grande parte é a resolução de problemas para facilitar a vida das pessoas.

Que sugestões ou dicas darias a alguém que quer seguir esta área?

a) Pesquisar sobre a área da informática e as competências necessárias para perceber se existe uma afinidade
b) Conversar com profissionais que já trabalham na área, para se ter ideia sobre o mercado de trabalho
c) Estudar e fazer cursos na área

Na tua opinião, que competências não podem faltar num programador, tanto a nível técnico, como a nível pessoal?

Dentro de um ambiente profissional, uma das competências pessoais que acredito ser de mais valia é a responsabilidade e organização, pois facilitam o dia a dia de um programador no seu projeto.
Um programador deve sempre ter em mente que é necessário ter um código organizado, limpo e documentado, isso aliado com as boas práticas de programação, sempre será útil em qualquer projeto. Ter uma boa comunicação também é essencial no decorrer de qualquer projeto.

O que deve pesar na hora de escolher um projeto e uma empresa para se trabalhar nesta área?

Empresas que possam envolver-te em projetos desafiantes, sempre serão uma ótima escolha! Julgo que empresas que são bem avaliadas geralmente são o melhor local para se trabalhar. Sem dúvida que uma empresa que procure ser presente na vida do seu funcionário faz a diferença.


No universo da programação as novidades não param e há sempre coisas novas a acontecer. Como fazes para te manter a par de tudo isto e evoluir profissionalmente?

Tento sempre fazer cursos de aprimoramento, participar de eventos sobre tecnologia, isso aliado ao desenvolvimento de projetos pessoais, faz com que eu fique atualizado das novas tendências do mercado. Vale ressaltar que posso contar com a Integer e com as suas iniciativas para aprimorar meu conhecimento, por exemplo Meet Ups organizados pela própria Integer, que me permitem aumentar o network com os outros membros da empresa, cursos disponiblizados através da parceria Integer/Udemy e aprimoramento de idiomas através da Integer/Speexx.

Allan Collier
Full Stack Developer

Últimos Artigos

TradeIN: O Marketplace Interno da Integer
TradeIN: O Marketplace Interno da Integer

Na Integer, apostamos no potencial de cada colaborador e acreditamos no seu crescimento e desenvolvimento. Por isso, dedicamos recursos...

Cibercrimes e as Limitações do RGPD
Cibercrimes e as Limitações do RGPD

Sabemos que a Revolução Digital trouxe consigo uma série de avanços significativos para a sociedade, mas também desafios sem...

Maximiza a tua Rede Profissional: BFF Integer
Maximiza a tua Rede Profissional: BFF Integer

A Integer é reconhecida pela sua expertise em desenvolver soluções inovadoras e personalizadas para as necessidades internas das empresas....