Ao terminar o meu mestrado, em Psicologia das Organizações, na Universidade de Coimbra, decidi arriscar e mudei-me para a capital! Sempre sonhei trabalhar em Lisboa, mesmo sabendo que os meus dias iam passar a ser diferentes, sem as pessoas do costume e sem a rotina habitual. Não foi difícil gostar de Lisboa, tal como não foi difícil gostar de trabalhar na Integer.
12 de setembro de 2016 foi o meu primeiro dia na Integer.
Na altura o escritório era outro. Mais pequeno, com menos pessoas, mas o ambiente era o mesmo que temos hoje, uma cultura de crescimento, de cooperação, de união e de preocupação com todos. A área das TI não me era completamente desconhecida, sempre tive um gostinho especial por aprender sobre tecnologias e tenho na família bastantes profissionais de TI. Agora, a área de recrutamento em TI, foi um mundo completamente novo e eu comecei o meu estágio profissional como Talent Acquisition.
O início exigiu muita resiliência e muita persistência. Foi preciso fazer um trabalho consistente, manter o foco e continuar a aprender, todos os dias. Diria que foi nos momentos menos fáceis da minha experiência no recrutamento que se evidenciou o principal valor da Integer – a Integridade.
Persistir e não desistir
Quem está na área de recrutamento sabe que nem todos os dias são fáceis e que os resultados, muitas vezes, não espelham a nossa dedicação ou empenho. Todos os dias recomeçava com a certeza de que ia dar o meu melhor e que tinha de acreditar em mim e nas minhas capacidades, mesmo nos momentos mais desafiantes. Já agora, se trabalham nesta área, deixem-me dizer-vos isto: não se comparem aos resultados do colega do lado. Compitam apenas com vocês próprios e tentem ser sempre um pouco melhor todos os dias. Vão ver que quando menos esperam, o reconhecimento e os resultados acontecem e não há melhor reconhecimento do que saberem que estão a ser a vossa melhor versão.
Foi assim que aconteceu comigo e foi assim que fui crescendo na Integer, tentando sempre fazer melhor, com uma equipa que me impulsionava a dar o melhor de mim, que me ensinava algo novo todos os dias, e que acreditava que juntos conquistamos mais.
Encontrar o meu lugar
No recrutamento o meu maior interesse sempre foi conhecer a pessoa que estava à minha frente. Mais do que saber o seu percurso, queria sempre perceber o que a motiva, o que a faz feliz, o que poderia acrescentar à Integer e o que lhe poderíamos dar em troca. Sempre foi esse o meu foco quando falava com os nossos consultores. Estás feliz connosco? Estamos a contribuir para o teu crescimento profissional e pessoal? O que podemos fazer para melhorar a tua experiência na Integer?
Foi aqui que percebi que o meu percurso não passaria propriamente pelo contacto com o cliente, numa ótica de fazer crescer o negócio, mas sim, pelo contacto mais próximo com os meus colegas e consultores, que trabalham na Integer. Conhecer as suas motivações e tentando perceber de que forma as poderia impulsionar e apoiar a dar o melhor de si.
A Integer esteve ao meu lado, abriu-me portas, ouviu as minhas motivações e interesses e em janeiro de 2021 surgiu o convite de me juntar à área de People & Culture. Esta área dedica-se inteiramente à gestão de pessoas, do seu talento e das suas motivações e abracei este desafio com garra e motivação! Senti que o meu trabalho ia ter mais impacto do que nunca e fiquei muito feliz por me ter sido dada esta oportunidade.
Estava, desde setembro de 2020, a tirar o meu mestrado em Psicologia Clínica em regime pós-laboral, e o apoio da Integer sempre foi incrível. O último ano, 2021, foi muito exigente: estava num estágio curricular em pós-laboral, tinha uma tese para fazer, e o meu trabalho diário na Integer. Valeu a pena! Consegui implementar muito do que aprendi no mestrado na Integer e sinto que somos uma empresa cada vez mais humana e mais preocupada com o bem-estar de cada um. Isso deve-se também aos valores base da Integer e à capacidade e sensibilidade de todos os que aqui trabalham, pois sem o contributo de cada um, isso não seria possível.
Obrigada, Integer
Agora, em Agosto de 2022, saio da Integer para abraçar um novo desafio, com algum medo, insegurança, mas para seguir os meus sonhos e apostar a 100% na área da Psicologia.
Saio da Integer com a certeza de que procurei ser sempre a minha melhor versão e que tive uma equipa que me impulsionou sempre a dar o meu melhor. Sinto orgulho por ter feito parte da história da Integer e por esta experiência fazer parte da minha história também. Levo comigo, acima de qualquer outra coisa, pessoas. E muitas saudades…