Se ainda não sabias, agora ficas a saber que há um dia no calendário exclusivamente dedicado aos Programadores. A profissão de que tanto se fala, mas que, não se consegue explicar muito bem a todos, não é verdade? ?
Na Integer, grande parte da equipa tem esta profissão, por isso, não poderíamos deixar de assinalar o Dia do Programador, de uma forma especial. Convidámos uma cara bem conhecida de toda a equipa, a escrever um artigo para o nosso blog sobre o seu percurso profissional e para nos dar a conhecer um pouco do seu dia-a-dia enquanto Programador, neste caso, Programador Java Senior. Senhoras e senhores, o autor de hoje é o Tácito Araújo!
O Tácito tem uma experiência de 25 anos na área, está na equipa Integer há 14 anos e aceitou o nosso convite, de escrever este artigo, de uma forma bem leve e criativa! Confiram:
Grande dia para todos os que são programadores como eu ou que estão envolvidos com TI.
Confesso que nem sabia que existia tal dia, fui procurar na internet o porquê e não podia ser nada mais NERD ?. É o 256º dia do ano (em ano bissexto, o dia é comemorado no dia 12 de setembro).
Estou há 14 anos na Integer e conto com 25 anos de experiência. Pediram-me para escrever algo sobre o meu percurso profissional e experiência. Pensei se faria em prosa ou em verso, então vamos lá tentar fazê-lo em verso.
? Parodiando “Martinho da Vila”:
Já tive projetos de todas as cores
De várias idades, de muitas linguagens
Com uns, até certo tempo fiquei
Pra outros, apenas um pouco me dei
Já tive projetos do tipo atrevido
Do tipo governamental e do tipo privado
Com horas extras e gerentes carentes, outros freelance feliz
Já tive iniciados do zero e outros até refiz
Projetos cabeça e com gerentes desequilibrados
Projetos confusos, de pedidos difíceis e outros com apenas um commit eu fiz
Mas nenhum deles me fez tão feliz
Como os projetos pessoais me fazem
Procurei em todos os projetos a felicidade
Mas eu não encontrei e fiquei na saudade
A maioria foi começando bem, mas tudo acabou num comentário que fiz
Projeto pessoal é o sol da minha vida, a minha vontade
Você não é mentira, você é verdade
É tudo o que um dia eu sonhei pra mim
A continuação dos versos ficarão para o próximo encontro da Integer.
Para os mais novos, e porque não os mais velhos, sempre aproveitem o tempo para melhorar tecnicamente e evoluir nas relações pessoais, às vezes valem mais que a parte técnica.
Uma dica muito, muito difícil nos tempos de hoje: evitem a procrastinação. Procurem sempre estar prontos para quando aparecer uma oportunidade, isto vale dinheiro.
Tenham hobbies, ajudam a relaxar. Pratiquem artes marciais, porque ajudam a canalizar e descarregar as energias, a minha escolhida foi JiuJitsu ? Têm vertigens? Então se desafiem! Eu, por exemplo, faço escalada. ?
Não bebam, mas se beberem me chamem.